ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
- stsaneameno
- 8 de ago. de 2022
- 1 min de leitura
O tratamento de esgoto é extremamente importante visto que existem estudos que mostram que muitas doenças poderiam ser evitadas se houvesse um saneamento básico eficaz no país. No Brasil mais da metade dos brasileiros não possuem coleta de esgoto, isso significa que muitas vezes esse esgoto não tratado infiltra nos lençóis freáticos e cursos d’água e acaba contaminando a água.
Para não poluir as águas é imprescindível que as empresas e residências façam o tratamento de esgoto. O tratamento do esgoto depende do tipo de dejeto que é gerado, seja ele de atividades industriais ou residenciais. Considerando o esgoto sanitário, o tratamento compreende as seguintes etapas principais:
Gradeamento
Essa etapa serve para evitar que partes sólidas como resíduos sólidos continuem para o tratamento, serve como um filtro para que somente a parte líquida avance.
Desarenação
Nessa etapa as partes sólidas menores que passaram pelo processo anterior são sedimentadas. Areia e pedriscos são depositados ao fundo e a parte líquida segue o fluxo para o decantador.
Decantador Primário
As partículas menores são sedimentadas nesse tanque e a parte líquida segue para o tanque de aeração.
Tanque de Aeração
Neste tanque o esgoto é ventilado através de dispositivos que movimentam a água, esse processo promove a oxigenação da água promovendo a estabilização biológica da água.
Decantador Secundário
Nessa etapa a parte líquida já não possui mais impurezas então é a água é direcionada para o descarte e o lodo é depositado ao fundo. O esgoto tratado então pode ser direcionado para um curso d’água.
O lodo proveniente do tratamento de esgoto deve passar por outros processos para a descontaminação e depois ser direcionado a aterros sanitários.
Comments