ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA
- stsaneameno
- 8 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
A Estação de Tratamento de Água (ETA) é o local onde é realizado o tratamento da água captada em alguma fonte (poços, rios, açudes, barragens) para torná-la própria para consumo. Nesse processo são aplicados procedimentos físicos e químicos na água para torná-la potável. Esse tipo de processo serve para retirar a contaminação para que não haja propagação de doenças pela água.
Atualmente devido às atividades humanas é frequente que as águas principalmente no meio urbano percam a qualidade, por isso é necessário um tratamento eficaz para que a água se torne potável para o consumo humano. A água quando não passa por um tratamento pode ser veículo de propagação de doenças por bactérias e vírus ou contaminantes como minerais e produtos químicos, por isso é imprescindível que ela seja tratada para que se torne própria para consumo.
Após a captação da água na fonte ela é direcionada para a ETA para que passe por diversos processos até torná-la potável. Esses processos são:
Floculação
Nessa etapa é adicionada uma solução para que as impurezas se agrupem formando flocos. Também é feito a correção do Ph para que fique entre 6,5 e 7,5. Nesse processo a parte líquida é direcionada para a etapa de decantação em quanto as impurezas que estão em flocos não conseguem seguir no processo.
Decantação
O processo de decantação serve para separar as partículas sólidas que ainda estão presentes na água. As partículas sólidas que são mais pesadas, por gravidade são depositadas na parte mais baixa do tanque. O líquido é direcionado para a etapa de filtração e os sedimentos vão para um leito de secagem.
Filtração
Essa etapa a água passa por elementos filtrantes como o carvão ativado que retém micropartículas.
Desinfecção
Na etapa de desinfecção é adicionado o cloro à água para eliminar possíveis patógenos que ainda possam ter permanecido no processo.
Comments